Vitta faz bodas de prata na Educação 🏆 | Vitta Vivace

Vitta faz bodas de prata na Educação 🏆

WhatsApp Image 2021-02-26 at 17.00.11

A escola acaba de completar 25 anos de fundação, uma trajetória de muito trabalho e sucesso na formação de cidadãos e acolhimento de crianças e adolescentes.

Durante essas mais de duas décadas, o Vitta passou por muitas transformações de estrutura física e aprimoramento no seu ensino, sempre buscando qualidade e a melhor forma de acolher seus alunos.

Neste período, o colégio abriu a Unidade II, devido à necessidade de ter mais espaço para receber novos alunos que chegavam. Modernizou os uniformes e aumentou as opções de peças, como a inclusão do short saia. Fez a parceria com o Anglo – Sistema de Ensino, para reforçar a metodologia de aprendizagem, além de outras parcerias com escola de inglês e ginástica. E aprimorou conteúdos e iniciativas, como simulados, a fim de preparar os alunos do Terceirão para os vestibulares, carreira profissional e para a vida também. “Nosso direcionamento, desde quando abrimos a escola, é preparar os nossos alunos para vida, na sua formação como cidadão, e a educação é a principal ferramenta para este desenvolvimento”, afirma a diretora Cida Lourenço.

Muitas campanhas de conscientização aos principais temas de saúde, principalmente sobre o Covid-19, arrecadação de agasalhos para ONGs e ações sociais e ambientais são organizadas todo ano, para destacar a importância do cuidado à saúde e ao próximo. Além de muitas visitas a espaços culturais e educacionais para dar apoio ao conteúdo absorvido em sala de aula.

Cinco anos atrás, quando o Vitta completava 20 anos, foi criado um selo de comemoração (imagem a seguir), que esteve estampado em toda a comunicação durante o ano de 2016, como uma forma de celebração. Os alunos, junto com professores e escola, desenvolveram o projeto anual em comemoração às duas décadas, contando toda a sua trajetória, desde a abertura. Com o título “Projeto Anual 2016 – Aconteceu no Mundo. Aconteceu no Vitta”, o trabalho reuniu as 30 turmas de estudantes, da época, de todas as séries, para mostrarem em suas atividades fatos interessantes ocorridos na escola, como por exemplo: quando foi a fundação, a expansão para a unidade II, os uniformes, os principais destaques e os grandes momentos que o colégio viveu em parceria com os alunos, suas famílias, professores, funcionários e a comunidade.

 

Selo_20_anos

 

 

 

 

 

 

 

 

Também teve evolução tecnológica. No mesmo ano em que completava duas décadas, o Vitta investiu na criação de um aplicativo (imagem a seguir), lousa digital e sala interativa, para facilitar a comunicação entre a família e a escola e também aperfeiçoar a aprendizagem dos alunos.

O app Vitta Vivace, integrado à página do Facebook da escola, permite o acesso à agenda digital para marcação de tarefas de casa, o agendamento de reuniões e eventos, além da comunicação instantânea com agilidade, segurança e com total privacidade com a coordenação da escola.

 

app-vitta-576x1024

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já a sala interativa, um espaço em que os alunos têm aulas com a lousa digital e acesso a computadores para pesquisa, chegou para tornar o aprendizado mais agradável, ao motivar os alunos e proporcionar, ainda mais, interesse pelas aulas.

Tempos depois, o Vitta criou a biblioteca virtual (imagem a seguir), uma plataforma tecnológica para empréstimos e devoluções de livros de vários gêneros para os alunos, com um sistema on-line para consulta do acervo, feita no próprio site.

 

telabiblioteca-1024x495

 

 

 

 

 

 

Por falar em lousa, foi criada uma parede lousa feita de azulejo (imagem a seguir), no espaço externo da Unidade I, para que os pequenos tenham a liberdade de se expressar de forma criativa e lúdica. A proposta é enfatizar a importância da arte na aprendizagem da criança. A arte é sempre destaque na escola, que promove eventos, shows e diversos projetos com foco na consciência e no desenvolvimento artístico dos alunos de todas as turmas, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

lousa-parede

 

 

 

 

 

 

Com o apoio da escola e professores, a turma do terceiro ano do Ensino Médio teve a ideia de criar um jornal, em formato impresso e digital, com as principais notícias sobre a escola e os interesses dos alunos. A publicação ganhou até um perfil no Instagram (imagem a seguir). 😉 Já a turma do primeiro ano do Médio criou o Clube do Livro. Só orgulho! 😍

 

jornal-vitta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Vitta sempre esteve em um intenso movimento, criando iniciativas para promover a educação e a cidadania, cumprindo seu forte papel social. Em 2020, com o evento da pandemia do Covid-19, assim como o mundo inteiro, o colégio precisou se reinventar, criar novas formas de ensinar, de estar mais próximo dos alunos e seus familiares. Foi uma união entre escola, professores, alunos e famílias para conseguir manter a qualidade do aprendizado, da interação, do apoio e, assim, afetar o mínimo possível a vida das crianças e adolescentes. “Foi um grande desafio para todos. A escola encontrando as melhores ferramentas e metodologias, os professores aprimorando sua performance e técnica diante das telas e os pais ao lado de seus filhos. Foi nítido o esforço de cada um dos pais para auxiliar os filhos nesse momento. O que mostra que toda situação desfavorável, tem sempre um lado positivo”, conta a vice-diretora Letícia Lourenço.

Para a volta às aulas, durante a pandemia, a coordenadoria e diretoria com os professores criaram dois materiais de orientações, o FAQ e o Manual da Família, com protocolos de segurança e explicações de como as aulas funcionam no formato híbrido entre presencial e virtual. Outro movimento de força e união.

O posicionamento do Vitta sempre foi estar próximo dos alunos e familiares, com canal aberto direto para dar suporte e acolher no que for preciso, sobre qualquer tema. Antes da pandemia, a escola disponibilizava plantão de atendimento para esclarecer dúvidas e dar apoio às famílias. Desde o isolamento social decorrente do Covid19, a escola intensificou esse contato por telefone, e-mail, redes sociais, WhatsApp para ajudar, ainda mais, no desafio do ensino a distância. 💞

Estes 25 anos corroboram a missão do Vitta em colocar a educação como protagonista na vida de tantas crianças e adolescentes. 🎊 Parabéns! 🎉

 

 

Foto de abertura: primeira fachada do Vitta

Crédito das fotos: arquivo pessoal

 

 

 

Comments are closed.