Turma do segundo ano cria um diário da quarentena de Biologia | Vitta Vivace

Turma do segundo ano cria um diário da quarentena de Biologia

WhatsApp Image 2020-07-16 at 13.46.41

As aulas de Biologia nas últimas semanas tiveram um direcionamento diferente e bem interessante para os alunos do segundo ano do Ensino Médio. Para conciliar a quarentena com o programa didático, os alunos soltaram a criatividade registrando o seu cotidiano com foco na disciplina.

Idealizado pela professora Aline de Freitas Nascimento, o projeto consistiu em criar um diário em que o aluno pudesse identificar a Biologia no seu dia a dia como, por exemplo, entender que o seu animal de estimação faz parte dela também. “A biologia está presente em nossa vida, por isso, precisamos incentivar nossos alunos a observarem e pesquisarem”, alerta a docente.

Como as turmas do Ensino Médio gostam de tirar fotografias e gravar vídeos, a professora sugeriu que eles registrassem o cotidiano com imagens e textos com a descrição do que eles observaram e fizeram, seja preparando um bolo ou pão, analisando plantas ou seus animais de estimação, realizando experimentos, etc. Todo o material produzido também foi publicado nas redes sociais da escola e dos alunos. “Minha sugestão foi adotar uma proposta pedagógica divertida, porque temos muito a preocupação em não sobrecarregar o aluno neste momento”, conta Aline.

A linha de raciocínio para criar o diário foi: se o aluno for plantar alho, ele precisava explicar como cuidar de um alho, quantas vezes regar com água, o que é preciso fazer. Se escolher enviar a foto do rato de estimação, tinha que explicar como cuidar de um rato, o que eles comem, quais os cuidados. Se optou por fazer uma receita de pão, eles enviaram a receita e explicaram a importância e a ação do fermento biológico, e assim por diante. O importante era apenas que eles enviassem fotos e vídeos dos seus mapas mentais de Biologia.

O tema foi aberto para que os alunos pudessem refletir como a disciplina Biologia é fundamental na nossa existência, porque a utilizamos o tempo todo.

O diário nasceu de uma conversa da professora com os alunos, durante as aulas, e de maneira coletiva, eles decidiram juntos em colocar em prática o projeto. “Os alunos logo gostaram da minha sugestão, tanto que no mesmo dia eu já estava recebendo um vídeo com edição e tudo”, conta animada Aline.

Para a professora, o resultado foi ótimo e ela ficou muito feliz com a dedicação de cada um deles. “Durante a aula, perguntei como estava o andamento da atividade, se estava sendo divertido, se tinham alguma dúvida, e a resposta veio de imediato que não, tudo tranquilo, só estavam ansiosos para a publicação do material”, lembra.

Comments are closed.