Foto em perspectiva 🛣️ | Vitta Vivace

Foto em perspectiva 🛣️

Rebeca Midori Yashiki

Não são só os artistas de cinema que podem mostrar suas habilidades em recursos de fotografia, para enriquecer uma cena ou uma imagem. A turminha do 5º A deu um show de efeitos especiais na aula de artes sobre foto em perspectiva.

Um exemplo de imagem em perspectiva é quando uma pessoa fica maior ou menor na tela do que na vida real. Como no filme “O senhor dos anéis”, que a produção utilizou a perspectiva forçada para diminuir o tamanho do hobbit Elijah Woord, pra ele parecer menor do que Ian McKellan. Os atores só têm uma diferença de 12 centímetros na vida real. Veja outros filmes que também adotaram esta técnica. 😉

Para ensinar seus alunos sobre esta “magia” da fotografia, a professora Luana Santos aproveitou a aula de artes, que destacou a necessidade de explorar novos meios tecnológicos e adequar à nova rotina da sociedade. Eles tiveram que criar uma foto em perspectiva para brincar com a ilusão de ótica, utilizando um celular, câmera digital e muita criatividade. “A exploração do mundo e constante aprendizagem e sentido de seus elementos, emoções, sensações e transformações são grandes motores do desenvolvimento da criança. Valorizar a imaginação e deixar espaço para o seu crescimento é uma das formas de favorecer as aprendizagens”, comenta.

Esta aula foi desenvolvida para complementar as atividades abordadas no livro sobre formas de expressar ideias e sentimentos, por meio de música, poesia, pinturas abstratas, surrealistas, simetria, além de muita conversa sobre a definição de arte. “Chegamos à seguinte conclusão: a arte é aquilo que expressa o que somos e o que sentimos. Nem sempre estamos em um momento bom, porém, a arte nos permite liberar todos os nossos sentimentos de diversas formas”, afirma a professora.

Eles começaram ouvindo a música “História de uma gata”, da compositora Nara Leão, e desenvolveram uma criação inspirada na mensagem que a música passa, com destaque para a importância de respeitar a individualidade de cada interpretação. Também fizeram o mesmo exercício com a cantata do Heitor Villa Lobos “O trenzinho do caipira” e se aventuraram a conhecer um pouco do universo surrealista com obras do icônico Salvador Dalí, o abstracionismo com Wassily Kandinsky, e analisaram que nem sempre ou quase nunca a arte é apenas concreta e bonita.

 

Trabalho em parceria 🙌

Quando a professora Luana pensou na construção da atividade sobre a foto, ela teve a ideia de incentivar o uso da atual ferramenta que a maioria dos alunos está utilizando para estudar, o celular, e introduziu o aparelho como material artístico. Com isso, ela também promoveu o envolvimento da família para fazer parte desse processo, porque os alunos foram os idealizadores e modelos, e para obter um resultado positivo, precisaram da ajuda dos seus familiares no papel de fotógrafos. E foi assim que se uniu em uma só fotografia: dedicação, comprometimento, arte, família, escola e parceria. “A atividade foi um sucesso, os alunos embarcaram no desafio, e mesmo as crianças mais tímidas se divertiram e adoraram ver o resultado das próprias fotos e dos amigos. O apoio da família foi fundamental para obter esse resultado tão positivo”, informa Luana.

 

Álbum da turma 📷

Ana Clara Silva Guerra

 

Ana Clara Silva Guerra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Augusto de Oliveira

 

Augusto de Oliveira

 

 

 

 

 

 

Eduardo Viana

 

Eduardo Viana

 

 

 

 

 

 

Gabriel Campos

 

GABRIEL CAMPOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gabriel Soares

 

Gabriel Soares

 

 

 

 

 

 

 

 

Giovana Lima

 

Giovana Lima

 

 

 

 

 

 

Giovanna Macedo

 

Giovanna Macedo

 

 

 

 

 

 

Guilherme Bacco

 

Guilherme Bacco

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Isabelly Vitória Santos

 

Isabelly Vitória Santos

 

 

 

 

 

 

José Mateus

José Mateus

 

 

 

 

 

 

Laura Cypriano

 

Laura Cypriano

 

 

 

 

 

 

Matheus Galhardo Melo dos Santos

 

Matheus Galhardo Melo dos Santos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Michele Dantas

 

Michele Dantas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Murilo Gomes

 

Murilo Gomes

 

 

 

 

 

 

 

Rafael Faria

 

Rafael Faria

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Victor Viana

 

Victor Viana

 

 

 

 

 

 

Yasmin Dantas

 

Yasmin Dantas

 

 

 

 

 

 

Foto de abertura: aluna Rebeca Midori Yashiki

Crédito das fotos: arquivo pessoal

Comments are closed.