Fidget toy, o novo queridinho da criançada 🔴🟣🟠🟡🔵 | Vitta Vivace

Fidget toy, o novo queridinho da criançada 🔴🟣🟠🟡🔵

WhatsApp Image 2021-08-20 at 18.26.02

Este ano, as casas com crianças ficaram, ainda mais, coloridas, com a chegada de um novo brinquedo, que trouxe calma e animação para os pequenos.

Com o isolamento social, as crianças foram as mais afetadas pela falta da convivência com os amigos e o ambiente escolar, o que gerou um aumento nos casos de ansiedade e estresse. Em meio a este caos emocional, chegou ao Brasil um novo fidget toy, entre eles, o bubble fidget toy, um brinquedo de silicone que imita um plástico bolha, com a proposta de acalmar e divertir a criançada. Estes modelos podem ser lavados com água e sabão.

Na tradução literal para o português, fidget toy significa brinquedo de agitação. Tem o objetivo de estimular o bem-estar, a criatividade e concentração, por meio do toque e do som. Geralmente, são coloridos e tem diversos modelos, como spinner, cubo mágico, e vários formatos (foto), tais como: quadrado, redondo, triangular, de coração, de bichos, unicórnios, etc.

Nos últimos meses, a busca pelos novos modelos do brinquedo foi bem grande, não só por ser moda entre a garotada, mas pelo fato de se tornar uma alternativa entre celulares e computadores, que passou a ser a principal distração durante a pandemia. Como este é um brinquedo lúdico, que também pode ser usado por adultos, a integração com os familiares aumentou, porque muitas famílias se empolgaram na brincadeira e investiram nas coleções.

De acordo com especialistas das áreas da Psicologia e Educação, estes brinquedos podem ajudar em crises de ansiedade, estresse, hiperatividade e nos sintomas de doenças somatizadas. Além disso, para os pequenos, ainda contribui para o desenvolvimento motor e cognitivo, pela diversidade de cores e formatos.

A necessidade do isolamento social trouxe à tona um tema muito importante e que deve ser discutido na sociedade: a saúde mental. A psicóloga e vice-diretora do Vitta Vivace, Letícia Lourenço, explica que com o retorno das aulas presenciais, ainda que de maneira gradual, foi possível perceber como as crianças foram afetadas diante da necessidade do isolamento. “Crises de ansiedade, estresse, distúrbios do sono e alimentação, por exemplo, passaram a ser cada vez mais presentes nas rotinas das famílias”, diz.

De acordo com Letícia, a manipulação desses brinquedos sensoriais pode gerar mais concentração em tarefas e é uma maneira de trazer equilíbrio e regulação diante de uma situação que causa ansiedade. “Apesar de ainda não haver grandes estudos comprovando seus benefícios, os fidget toys podem sim serem aliados nesses momentos. É importante também perceber se esses sintomas estão frequentes e trazendo prejuízos. Quando isso acontece, a família deve procurar a ajuda de um psicólogo o quanto antes, para auxiliar com essas questões”, alerta a vice-diretora do Vitta.

 

Um mundo de brinquedos agitados 💠

Mas o fidget toy não é uma novidade de 2021. No auge dos anos 80, o maior desafio de crianças e jovens era conseguir alinhar as cores do famigerado cubo mágico. O brinquedo também tinha a proposta de estimular a coordenação motora e sensorial, mas daí aliviar o estresse, só para quem conseguisse montar certinho mesmo. 😋

Em 2017, outro fidget toy ganhou o coração da turminha, o famoso spinner, que foi criado para ajudar crianças com déficit de atenção e de aliviar o estresse de adultos.

 

 

WhatsApp Image 2021-08-20 at 18.26.01

 

 

 

 

 

 

 

Crédito fotos: Shutterstock

 

 

 

Comments are closed.