Expandindo a linguagem com as parlendas | Vitta Vivace

Expandindo a linguagem com as parlendas

capa

10/06/22

A turminha do primeiro ano do Fundamental I vivenciou uma experiência bem criativa e divertida esta semana. Por meio das atividades com a parlenda, as crianças avançaram no processo de leitura e escrita, ampliaram o repertório de letras e palavras, além de se apropriarem da linguagem oral, trabalhando entonação e espaçamento entre as palavras.

Esta evolução na linguagem da criançada foi resultado de um trabalho realizado pela professora de Português, Josiana Campos Próspero, que usou como ferramenta as brincadeiras populares como parlendas, trava-língua, cantigas e cantigas de roda. Ela conseguiu unir dois objetivos em um só: as crianças conhecerem estas brincadeiras e, com isso, evoluírem na desenvoltura da comunicação oral e escrita.

Outro ponto positivo da aula foi o desenvolvimento da coordenação motora fina dos alunos, ao fazerem bolinhas com jornal e pintura dos caranguejos e dos peixes para o mural. Para contribuir com este aprendizado lúdico também foram utilizados cartaz, desenhos ilustrativos, maquete e pintura.

Cada exercício teve um propósito bastante claro e um resultado positivo. Ao ouvir e recitar as parlendas, as crianças tiveram a oportunidade de compreender as palavras como representações da realidade material e se apropriarem do conhecimento da sua escrita e sonoridade. “Apresentei a cantiga `Caranguejo não é peixe` e foi trabalhada a escrita e entonação de cada palavrinha, fizemos uma maquete demonstrando os peixes e os caranguejos. Criamos também um mural representando a parlenda da galinha e os ovos, em que a coordenação motora fina dos alunos foi estimulada ao serem orientados a fazerem bolinhas de papel para decorar os ovinhos expostos no mural”, conta a pro Josiana.

Por falar em resultado, o saldo não poderia ter sido mais positivo para as crianças e a professora, que se dedicou muito para levar um aprendizado técnico e emocional aos seus pequenos. A atividade proporcionou a expansão das linguagens escrita, oral, visual, corporal, interação com os colegas e professora; incentivou o hábito da leitura, despertou a criatividade, a curiosidade, as emoções e a atenção. “As crianças ficaram muito entusiasmadas e encantadas com o material produzido, com as cores com que finalizaram a pintura, da maneira que ficou a maquete e os murais produzidos. Ah, sem falar do quanto elas se sentiram felizes com o conhecimento que foi conquistado. Fiquei muito feliz ao vê-los se esforçando tanto na tarefa. Poder fazer a interdisciplinaridade foi muito bom, trabalhamos conceitos de português sem que se sentissem cansados e entediados com o trabalho”, conta a professora.

 

Obstáculos superados 🤸‍♀️

Como toda atividade que reúne elementos diferentes de aprendizagem, sempre há dificuldades durante o processo, mas com a dedicação dos alunos e da professora, todo desafio foi superado. As crianças encontraram um pouco de dificuldade ao executarem as atividades da galinha e os ovos, que deveriam ser decorados e preenchidos com bolinhas de jornal. Pelo fato delas ainda estarem com a sua coordenação motora em desenvolvimento, tiveram dificuldade em fazer desta forma para possibilitar a realização da atividade, mas a professora Josiana logo deu apoio e ensinou como confeccionar as bolinhas.

Mesmo com este pequeno obstáculo, os alunos gostaram muito de fazer o projetinho e se surpreenderam com o resultado obtido, desde a disposição e exposição dos materiais confeccionados por eles, como cartazes, murais, maquetes e pinturas. “As crianças me falaram que foi prazeroso fazer as atividades, porque foram aulas diferentes das que estavam acostumadas e usaram a criatividade sozinhas e com os colegas”.

A tarefa preferida foi com a parlenda “A casinha da vovó”, em que fizeram a casa com palitos de sorvete. A turma adorou escrever as parlendas, trava-língua e as cantigas. E, mesmo depois que a atividade acabou, as crianças ainda cantam todos os dias ao sair e voltar do lanche.

Josiana comenta que é gratificante poder participar ativamente da aprendizagem dos seus alunos e ver o avanço diante de cada desafio proposto não tem preço. “Uma alegria vê-los envolvidos por completo e aprendendo com cada tarefa proposta, desenvolvendo sua capacidade oral e seu raciocínio a cada dia”, afirma orgulhosa a professora. 💚❤️

 

 

 

WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.20.43 WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.20.46 WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.20.53

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A exposição 🖼️

 

WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.21.11 WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.21.13 WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.21.16 WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.21.17 WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.21.19 WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.21.20 WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.21.22 WhatsApp Image 2022-06-09 at 10.21.23

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Crédito das fotos: Vitta Vivace

 

Comments are closed.