A moda das máscaras pegou 🎭 | Vitta Vivace

A moda das máscaras pegou 🎭

facemask-5071777_1920

Elas já fazem parte do nosso dia a dia e vão ficar por muito tempo. Então, se não tem como ficar sem, que as máscaras tenham estilo e estejam em sintonia com a personalidade de cada um.

Para proteger a população contra o coronavírus, o COVID 19, o governador de São Paulo, João Dória, decretou no dia 7 de maio, o uso obrigatório de máscaras em lugares públicos, por todo o estado. Uma prática até então bastante incomum para os brasileiros, que só viam isso com frequência em ambientes hospitalares, no Carnaval, em países asiáticos ou nos filmes e desenhos.

Ainda que não seja a forma mais bonita e confortável de sair às ruas, é uma das mais seguras, por isso, o jeito é encontrar um modelo que agrade e abusar das estampas. Tem de personagem, de grife famosa, marca da empresa, lisa, com bolinhas, bichinhos e até com foto impressa, tem para o gosto de todo freguês.

A escolha do tipo de máscara tem muito a ver com a personalidade e perfil da pessoa. Tem os mais tímidos e discretos, que optam por modelos sóbrios e monocromáticos, como preta, cinza, branca, azul clara, já os despachados curtem as coloridas, com estampas, personagens e aqueles que preferem seguir o tom da pele. Tem também quem escolha a máscara pela iniciativa que está por trás: uma ONG de costureiras, pequenos empreendedores, assuntos políticos, questões étnicas, um grupo que arrecada verbas para doar às comunidades que necessitam e até um movimento para ajudar os índios.

Para conferir alguns modelos, é só acessar estes sites:

Folha de São Paulo: veja a galeria com mais de 100 fotos dos leitores

Nd+

Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

 

Faça você mesmo

Pra quem está com a grana curta, pode fazer a própria máscara. Veja como é bem fácil, seguindo este passo a passo.

 

Corte dois retângulos medindo 19,5 centímetros de largura e 16,5 de comprimento. É indicado escolher um tecido 100% algodão, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

1-

 

 

 

 

 

 

 

 

Marque as preguinhas com o ferro para que quando fechadas tenham 11,5 cm. Isso serve para aumentar a proteção entre o nariz e a boca.

 

2-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Junte as pontas e costure as laterais. Se tiver máquina de costura é melhor, mas pode ser na mão também, com uma agulha normal. Precisa ficar bem firme para não abrir.

 

 

3-

 

 

 

 

 

 

 

 

Agora, é só prender os elásticos nas laterais, melhor que seja do tamanho de cada rosto. Veja primeiro a distância entre a máscara e a sua orelha para ter o espaço ideal sem machucar a parte de trás da orelha.

 

4-

 

 

 

 

 

 

 

 

Pronto! Verifique se está no tamanho certo, lave com água e sabão e depois passe com o ferro.

 

 

5-

 

 

 

 

 

 

 

Fonte do passo a passo: Hoje em Dia

 

Cuidados necessários 😷

Mais do que se preocupar com o modelo e o formato ideais, o importante é usar da maneira correta, higienizar e tomar os cuidados para preservar a saúde e garantir a segurança contra o vírus. Por isso, é só se ligar nestas orientações da Anvisa. 😉

 

  • Antes de pegar na máscara, lave as mãos com água e sabão ou passe álcool 70%. Nunca pegue a máscara sem antes higienizar as mãos.
  • Confirme se a máscara está limpa e sem rasgos e só depois coloque no rosto.
  • Cubra totalmente a boca e nariz, sem deixar espaços nas laterais, mas é preciso manter o conforto e espaço para a respiração.
  • Evite usar batom, outra maquiagem ou base enquanto estiver com a máscara.
  • Fique com ela, no máximo, até 3 horas. Troque depois deste período ou sempre que estiver úmida, suja, rasgada ou com dificuldade para respirar.
  • Depois de usar, sempre coloque a máscara para lavar.
  • Nunca compartilhe a sua máscara. 😉

 

LIMPEZA

Máscaras descartáveis não podem ser lavadas, apenas as de tecidos. Evite lavar mais do que 30 vezes.

 

  • Lave sua máscara separado de outras roupas, com água corrente e sabão neutro. Pode ser na máquina de lavar, no modo completo – lavagem, enxague, secagem – ou na mão mesmo.
  • Deixe de molho em uma solução com 1 litro de água e 2 colheres de sopa de água sanitária, entre 20 e 30 minutos.
  • Enxágue bem em água corrente até remover qualquer resíduo de desinfetante.
  • Evite torcer a máscara com força e deixe-a secar.
  • Passe com ferro quente.
  • Guarde em um recipiente fechado.

 

Mais informações no portal da Anvisa.

 

Crédito da foto: Pixabay

Comments are closed.