Um arco-íris de conhecimento | Vitta Vivace

Um arco-íris de conhecimento

capa

As cores estão presentes em nossas vidas de inúmeras formas, como na alimentação, nas roupas, nos objetos, nas flores e plantas. Elas são aplicadas na decoração, na publicidade e até mesmo em tratamentos para a saúde e o bem-estar. Devido à sua importância para o ser humano, o material de ensino do Vitta Vivace dedicou um conteúdo completo para destacar as diferentes cores e proporcionar uma experiência aos alunos do Pré sobre como reproduzir um arco-íris de forma simples.

A criança aprende e se diverte com as cores desde bebê, ao manter contato com os brinquedos coloridos fixados no berço, os chocalhos, os livros de banho, entre tantos outros objetos. As cores chamam a atenção e, com isso, estimulam a percepção visual.

Na aula “Cores no céu”, ministrada à turma do Pré B, pela professora Aline Silva de Amorim, as crianças aprimoraram seus conhecimentos sobre novas cores, como o anil e violeta e aprenderam a criar um arco-íris. “Antes, os alunos chamavam estas cores de azul escuro e roxo, agora já entendem a diferença entre elas. Na aula prática, eles puderam ver essas cores projetadas na parede e na folha de papel branco”, conta.

Para reproduzir o arco-íris cheio de conhecimento, a professora utilizou uma bacia com um pouco de água, um espelho e uma parede branca. Com a presença fundamental do sol, a atividade foi realizada com muito sucesso no solário da escola. Aline manipulava o espelho dentro da bacia e, quando a água estava sem movimento e no ponto exato, o reflexo surgia na parede, projetando o arco-íris. “Mexer com o espelho dentro da bacia foi desafiador, porque com o movimento da água o reflexo ficava desfocado e o arco só aparecia quando a água não estava agitada. Com muito cuidado e paciência, encontramos o ponto certo e as crianças fizeram a maior festa quando viram a imagem projetada na parede”, comemora. E acrescenta: “Muitos ficaram intrigados sobre como o arco-íris iria surgir se não estava chovendo, alguns até olhavam para o céu e teve também aqueles que queriam ‘pegar’ a imagem na parede”.

Depois da experiência no espaço aberto, a atividade continuou em sala de aula, para que os alunos pudessem desenhar aquilo que aprenderam e viram na prática. Os trabalhos muito bem desenvolvidos foram expostos no mural da escola.

A iniciativa resultou em um saldo extremamente positivo, tanto para a professora que alcançou o seu objetivo de ensinar estimulando a criatividade e a coletividade, como para os alunos que ampliaram o seu universo de conhecimento. A aula também revelou a força e o benefício do trabalho em equipe. “Quando pedi para eles registrarem o que viram, eles ajudavam o colega que não sabia a ordem das cores”, informa a professora Aline.

cores-ceu

 

 

 

 

Veja todas as fotos da atividade na GALERIA.

Comments are closed.