Turmas da Educação Infantil e do Fundamental I visitam a Cidade do Livro | Vitta Vivace

Turmas da Educação Infantil e do Fundamental I visitam a Cidade do Livro

IMG_20160516_113527

O educador Paulo Freire sempre defendeu a ideia de que “É preciso que a leitura seja um ato de amor”. Essa dedicação ao universo das palavras, não só traz prazer ao leitor, mas abre portas para ampliar o conhecimento, a imaginação, a criatividade e reforçar a memória.

Apoiador incansável da leitura, o Vitta Vivace promove várias iniciativas aos seus alunos, que motivam o ato de ler. Neste mês de maio, a ideia foi levar os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I para imergir em um paraíso de conhecimento e imaginação, ao visitar a Cidade do Livro. “O passeio tem o objetivo, através de uma experiência lúdica, de incentivar a leitura e mostrar a importância do livro para o futuro de toda uma sociedade”, diz Cida Lourenço, diretora do colégio.

No dia 16 de maio, as turmas puderam ler e ouvir sobre as lendas e os contos literários, ver uma apresentação sobre Monteiro Lobato, participar do teatro interativo e viajar na imaginação das histórias.

A Educação Infantil desfrutou de uma livraria enorme, uma cidade cenográfica em que as crianças embarcaram em uma coleção de livros gigantes, com personagens que interagem e ensinam a importância do livro e ajudam a formar, desde cedo, o hábito da leitura. Eles assistiram o teatro interativo de bonecos, participaram do momento de contação de histórias, da oficina de atividades manuais, do manuseio de compra de livros e viram a árvore falante, entre outras experiências.

Já a turma do Fundamental fez um passeio de mistério, aventura e descoberta, no Projeto Teens, em que realizam uma investigação em uma editora abandonada. A proposta da Cidade do Livro para esta turma é que, a cada novo mistério desvendado, o grupo aprende sobre o universo do livro e da leitura, explora o trabalho em equipe, a percepção e seus conhecimentos gerais, trabalhando medos, ansiedades e limites. Os alunos do Vitta passaram pela sala do editor e viram o universo literário por meio da tecnologia multimídia; e a sala da lareira, com uma dinâmica de leitura e profissões; também participaram de um trabalho em equipe para buscar as pistas, entre outras atividades.

A Cidade do Livro oferece vários ambientes distribuídos por uma área de dois mil metros quadrados com forte apelo visual, em que os visitantes aprendem a importância dos livros e abordam temas transversais: saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania.

Conheça um pouco mais da Cidade do Livro pelo site www.cidadedolivro.com.br

Comments are closed.