Oba, √© dia de projeto! ūü§ď ūüėć | Vitta Vivace

Oba, √© dia de projeto! ūü§ď ūüėć

colored-pencils-374771_1920 - Cópia

Chegada a hora tão esperada do programa letivo do Vitta: a apresentação dos projetos de conclusão do ano dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, que será realizada neste sábado (30/11), das 8h às 11h, nas Unidades II e II.

Os alunos de todas as turmas da escola trabalharam durante o segundo semestre em cada trabalho, tanto com base no programa did√°tico do Anglo como em atividades extracurriculares promovidas pelos professores em sala de aula.

A ideia de abrir as portas do Vitta para mostrar o projeto do semestre final √© para que os familiares e amigos possam acompanhar de pertinho tudo o que foi realizado, com dedica√ß√£o e cuidado. ‚ÄúAs turmas levam muito a s√©rio o projeto, desde o desenvolvimento at√© o dia da apresenta√ß√£o. √Č uma forma de estimular, ainda mais, o senso de responsabilidade em fazer e entregar, do trabalho em equipe, da supera√ß√£o e do aprendizado, de uma forma n√£o competitiva, mas agregadora. Amanh√£ ser√° um dia especial para todos n√≥s‚ÄĚ, afirma a diretora Cida Louren√ßo.

 

Os projetos¬† ūüďĚ

Diferente de outras edi√ß√Ķes, este ano o projeto final n√£o teve um tema central, cada turma contou com um assunto para desenvolver. Veja um pouco do que rolou durante o semestre. ūüėČ

Com o tema ‚ÄúVamos brincar de conversar?‚ÄĚ, as professoras da Educa√ß√£o¬†Infantil e do Fundamental I exploraram as muitas formas de comunica√ß√£o para promover a conex√£o entre os alunos. O intuito foi mostrar que nem sempre √© preciso falar, porque a emo√ß√£o manda recado de v√°rias maneiras.

 

Maternal (2 e 3 anos)

Tema: Animais

Objetivo: promover a reÔ¨āex√£o sobre a comunica√ß√£o humana e animal.

Trabalho desenvolvido: jogos de express√£o corporal e vocal, comunica√ß√£o com os colegas, buscando compreend√™-los e fazendo-se compreender, respeito √†s regras b√°sicas de conv√≠vio social nas intera√ß√Ķes e brincadeiras, amplia√ß√£o das rela√ß√Ķes interpessoais atrav√©s da comunica√ß√£o e de atividades em grupo, explora√ß√£o das qualidades da fala, como dic√ß√£o, volume de voz e entona√ß√Ķes, j√° que s√£o aspectos fundamentais √† conversa√ß√£o, brincadeiras cantadas, m√ļsicas e coreograÔ¨Āas, escuta, ouvindo e compreendendo hist√≥rias lidas pelo professor, al√©m de criar e contar hist√≥rias oralmente, com base em imagens sugeridas. As turminhas tamb√©m tiveram a oportunidade de entender que os animais possuem formas de comunica√ß√£o diferentes do homem, por isso, alguns exerc√≠cios permitiram que os alunos criassem com o corpo e com a voz formas diversiÔ¨Ācadas de express√£o, imitando animais e seus meios de comunica√ß√£o.

 

Jardim e Pré

Tema: Sentimentos

Objetivo: promover a reÔ¨āex√£o sobre os sentimentos humanos e da maneira como os expressamos.

Trabalho desenvolvido: jogos e atividades, comunica√ß√£o atrav√©s de conversa√ß√£o espont√Ęnea, respeitando os turnos de fala e escuta, amplia√ß√£o das rela√ß√Ķes interpessoais, atrav√©s da comunica√ß√£o e de atividades em grupo, identifica√ß√£o e comunica√ß√£o, por meio da fala e dos sentimentos pessoais, explora√ß√£o das qualidades da fala, como dic√ß√£o, volume de voz e entona√ß√Ķes, j√° que s√£o aspectos fundamentais √† conversa√ß√£o, explora√ß√£o das potencialidades comunicativas da imagem, interpretando fotograÔ¨Āas e desenhos, express√£o dos sentimentos, ideias e sensa√ß√Ķes por meio de cores e desenhos. Os alunos criaram com o corpo formas diversiÔ¨Ācadas de express√£o de sentimentos e emo√ß√Ķes.

 

1¬ļ e 2¬ļ anos

Tema: Símbolos e sinais

Objetivo: promover a reÔ¨āex√£o sobre a comunica√ß√£o por meio de s√≠mbolos e sinais.

Trabalho desenvolvido: jogos de express√£o corporal e vocal, comunica√ß√£o com os colegas, buscando compreend√™-los e fazendo-se compreender, respeito √†s regras b√°sicas de conv√≠vio social nas intera√ß√Ķes e brincadeiras, amplia√ß√£o das rela√ß√Ķes interpessoais pela comunica√ß√£o e de atividades em grupo, explora√ß√£o da linguagem corporal por meio de sinais manuais, compreens√£o sobre as diversas maneiras de expressar uma mesma ideia, seja por desenhos, express√£o corporal, palavra oral ou escrita, transposi√ß√£o de linguagens na comunica√ß√£o de ideias simples, investiga√ß√£o e experimenta√ß√£o dos procedimentos de improvisa√ß√£o e cria√ß√£o do movimento como fonte para a constru√ß√£o de vocabul√°rios e repert√≥rios pr√≥prios, reconhecimento de si e do outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito √† diferen√ßa, em uma sociedade plural.

 

3¬ļ e 4¬ļ anos

Tema: Língua Portuguesa: influências, gírias e sotaques

Objetivo: promover conversas e estudos sobre a língua portuguesa.

Trabalho desenvolvido: comunica√ß√£o com os colegas, buscando compreend√™-los e fazendo-se compreender, respeito √†s regras b√°sicas de conv√≠vio social nas intera√ß√Ķes e nas brincadeiras, amplia√ß√£o das rela√ß√Ķes interpessoais, por meio da comunica√ß√£o e de atividades em grupo, escrita criativa, reflex√£o sobre as origens do nosso idioma e sua distribui√ß√£o pelo mundo, percep√ß√£o sobre os diferentes sotaques que h√° no Brasil, bem como sobre a grande diversidade de g√≠rias e express√Ķes que integram a nossa l√≠ngua, conhecimento da inÔ¨āu√™ncia das l√≠nguas ind√≠genas e de outros idiomas no nosso vocabul√°rio, transposi√ß√£o de linguagens, relacionando texto com ilustra√ß√Ķes, diversidade de l√≠nguas e alfabetos e est√≠mulo √† curiosidade e ao interesse pela amplia√ß√£o de vocabul√°rio.

 

5¬ļ ano

Tema: Gêneros textuais

Objetivo: promover conversas e estudos a respeito dos gêneros textuais.

Trabalho desenvolvido: comunica√ß√£o com os colegas buscando compreend√™-los e fazendo-se compreender, respeito √†s regras b√°sicas de conv√≠vio social nas intera√ß√Ķes e brincadeiras, amplia√ß√£o das rela√ß√Ķes interpessoais, atrav√©s da comunica√ß√£o e de atividades em grupo, escrita criativa, produ√ß√£o de hist√≥rias em quadrinhos, improvisa√ß√Ķes e composi√ß√Ķes de hist√≥rias, utilizando o corpo e a voz, de modo coletivo e colaborativo, elabora√ß√£o de texto teatral a partir de improvisa√ß√Ķes, atentando-se para as caracter√≠sticas do g√™neros, an√°lise e cria√ß√£o de not√≠cias de jornal, reconhecendo as partes que comp√Ķem o g√™nero, produ√ß√£o de cartas, considerando a formata√ß√£o e diagrama√ß√£o espec√≠Ô¨Āca do g√™nero.

 

6¬ļ anos A, B e C

Tema: Somos todos o resultado de muitos.

 

7¬ļ ano A

Tema: Tecnologia Matem√°tica e equipamentos.

 

7¬ļ ano B

Tema: Ao mundo do Minecraft.

 

7¬ļ ano C

Tema: O uso da Tecnologia em História.

 

8¬ļ ano A

Tema: Tecnologia na Língua Portuguesa.

 

8¬ļ ano B

Tema: Biotecnologia.

 

8¬ļ ano C

Tema: Aplicativo ao corpo humano.

 

9¬ļ ano A

Tema: Softwares matem√°ticos.

 

9¬ļ ano B

Tema: Uso da Tecnologia na Física.

 

9¬ļ ano C

Tema: Tecnologias no uso da Geometria ‚Äď Minecraft.

 

1¬ļ ano M√©dio

Tema: Tecnologia na Química.

 

2¬ļ ano M√©dio

Tema: Tecnologia na Filosofia e Sociologia.

 

 

Coloque na agenda! ūüďÖ¬†

Apresentação dos projetos dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio

 

Hor√°rio: ‚Źį

Das 8h às 11h

 

Local: ūüŹę

  • Educa√ß√£o Infantil e Fundamental I ‚Äď Unidade I
  • Fundamental II e Ensino M√©dio ‚Äď Unidade II

Comments are closed.