O que as chuvas têm a nos ensinar 🌧️ | Vitta Vivace

O que as chuvas têm a nos ensinar 🌧️

chuva

Esta semana, em especial, na segunda-feira, os paulistanos ficaram bastante assustados com as chuvas torrenciais, que praticamente pararam a cidade. Para saber como se proteger, o Vitta dá alguns alertas aos seus alunos e familiares.

Junto com a chegada do verão no Brasil, vêm as chuvas. Elas amenizam o calor, ajudam a irrigar as plantações, garantindo a produção dos alimentos, porém, na atual situação climática do país e do mundo também, elas trazem alguns estragos. É importante entender que muitos destes prejuízos são causados pela falta de atenção ao meio ambiente.

Na última segunda-feira, São Paulo parou devido aos temporais que começaram no domingo. Marginais alagadas, carros perdidos, barrancos desabando, casas destruídas, estragos que deixaram a cidade devastada e a população bem assustada e prejudicada. Pessoas se machucaram, deixaram de ir ao trabalho, à escola, às consultas e tiveram inúmeros incômodos. Muitos alimentos foram perdidos porque foram expostos aos alagamentos. O CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) começou ser aberto parcialmente nesta madrugada de quinta-feira, mas o abastecimento ainda está bastante precário.

Além de um fenômeno meteorológico, que contou com a chegada de uma pequena frente fria durante uma época de calor, existe também o excesso de lixo pela cidade, que entopem ralos, esgotos e bueiros, e a falta de cuidado que pode ser evitada, como sujeira em calhas e telhados das casas e prédios, acúmulo de entulho em terrenos baldios e córregos de rua. “Sempre ensinamos aos nossos alunos a importância de cuidar do meio ambiente, de zelar pelo descarte correto do lixo, porque todas as nossas atitudes interferem no ecossistema e refletem também nestas situações críticas”, orienta a Letícia Lourenço, vice-diretora do Vitta.

Outro ponto abordado por Letícia é que todo mundo precisa ficar atento com a água da chuva que fica parada, depois do temporal, porque este acúmulo de água facilita a proliferação dos mosquito transmissores da Dengue, Zika e febre Chikungunya. 🦟

 

Cuidados no dia de chuva 🌩

  • Vista sapatos fechados e roupas leves, mas pode ter capa de chuva para proteger. As galochas são sempre uma ótima opção, além de serem bem bonitas.
  • Ao tirar os sapatos, faça uma boa higienização e deixe secar bem. Quanto aos seus pés, lave e seque bem para evitar frieiras ou micoses.
  • Não pise nas poças de água ou ande por vias com enchentes, porque a água da chuva pode trazer várias doenças graves, como a Leptospirose, Hepatite A e Febre Tifoide. Jamais beba a água das chuvas, nem durante uma brincadeira.
  • Quando o temporal começar, não fique no mar, na piscina, rio ou cachoeira. Além de atraírem raios, a chuva acaba prejudicando a qualidade da água destes lugares. Volte após 24 horas, se for possível. Árvores atraem raios e podem cair, a orientação é ficar longe delas.
  • Para quem estiver no carro, o mais seguro é pará-lo e ir para um lugar seguro. Se estiver no meio do trânsito, fique sempre com as mãos ao volante, redobre a atenção, dirija devagar, não use o celular (isso mesmo sem chuva) e acenda os faróis.
  • Importante verificar se as instalações elétricas da sua casa estão adequadas, sem fios descascados e expostos. Durante os temporais com raios, tire os aparelhos da tomada.
  • Se puder, procure ficar em casa, com aparelhos desligados. Depois que o temporal passar, verifique o acúmulo de água em vasos e potes nas áreas externas da casa.

 

🚒 Se você estiver em situação de risco, ligue imediatamente para os Bombeiros e ou a Defesa Civil.

Bombeiros: 193

Defesa Civil: 199 ou 3341-6199

Comments are closed.