“Novembro Azul” alerta para a prevenção do câncer de próstata | Vitta Vivace

“Novembro Azul” alerta para a prevenção do câncer de próstata

novembro-azul

“Novembro Azul” é o nome dado à campanha de conscientização sobre o câncer de próstata e alerta aos demais problemas de saúde do homem. Promovido por várias entidades, em especial pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, o movimento tem a proposta de incentivar a realização de exames médicos preventivos para o diagnóstico precoce da doença. De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. O Instituto estima mais de 61 mil novos casos no Brasil este ano.

Além da iluminação azul em prédios públicos, comerciais e monumentos, a campanha envolve diversas ações sobre a importância do homem realizar os exames preventivos, como palestras, distribuição de folhetos nas ruas e em estradas, debates em empresas, escolas e unidades de saúde e, ainda, a realização gratuita do exame de sangue PSA. Também são promovidos encontros entre pacientes e psicólogos para esclarecimento de dúvidas sobre a doença, em clínicas e hospitais públicos e privados. Só no ano passado, por meio de 463 ações, o Instituto Lado a Lado pela Vida computou o impacto do movimento em 87 milhões de pessoas em todo o Brasil.

A campanha destaca, ainda, a conscientização sobre os cuidados com a saúde integral do homem, em todas as fases da vida, na infância, adolescência, fase adulta e terceira idade, com alerta para as doenças mais significativas, desde o diagnóstico precoce, mudança de hábitos e tratamentos.

Assim como no “Outubro Rosa”, o Vitta divulgou o movimento entre os alunos e funcionários sobre a importância do homem realizar os exames para o diagnóstico precoce da doença, incentivando a comunicação entre os familiares. Outra iniciativa foi destacar os cuidados com a saúde do homem, com o acompanhamento médico periódico.

Curiosidades 

  • O “Novembro Azul” é decorrente de um movimento internacional criado, em 2003, na Austrália, pela Fundação Movember, dedicado à conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata, como também o câncer testicular e problemas que afetam a saúde mental. A Fundação tem mais de 4 milhões de membros e está presente em mais de 20 países.
  • Movember é a junção das palavras moustache(“bigode” em inglês) November (“Novembro” em inglês).
  • A Fundação Movember incentiva os participantes da campanha, conhecidos como Mo Bros (devido ao bigode do personagem de videogame Mario Bros), a se barbear no início de novembro e a deixar crescer somente o bigode, até o fim do mês.
     

Câncer de próstata

A próstata é uma glândula masculina, localizada na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a uretra, onde a urina armazenada na bexiga é eliminada, e produz parte do sêmen, líquido que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

O tumor maligno na próstata pode crescer de forma rápida e espalhar para outros órgãos, o que pode levar o homem à morte. Mas a grande maioria cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ), que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. E como qualquer outro câncer, quando detectado no início, a chance de cura é maior.

Na fase inicial, o câncer de próstata é silencioso e pode não causar nenhum sintoma específico, informa a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), por este motivo, a necessidade de exames preventivos. Os primeiros sintomas podem surgir durante o crescimento local, quando o tumor comprime a uretra ou impede o fluxo de urina, irritando a bexiga.

A SBU orienta para que todos os homens, a partir dos 50 anos, procurem um urologista a fim de criar uma rotina de avaliação todos os anos, por meio de exames preventivos do toque retal e de dosagens sanguíneas de PSA. Pacientes com história de câncer de próstata na família (pai, irmãos, tios) e/ou da raça negra devem iniciar essa avaliação aos 45 anos, devido ao maior risco associado. A associação médica alerta que o toque retal não interfere na masculinidade do paciente, pelo contrário, é sinal de que o homem está preocupado com a sua saúde e seus familiares. 

Mais informações:

http://www.ladoaladopelavida.org.br/

http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata

http://portaldaurologia.org.br/

Comments are closed.