Jornalista por um dia | Vitta Vivace

Jornalista por um dia

entrevista

A aula sobre gênero textual do quinto ano C destacou as técnicas de entrevista e produção de texto, recursos utilizados por jornalistas em seu cotidiano de trabalho. Os alunos tiveram a oportunidade de entrevistar a turma do quinto ano B e, após toda a apuração de informações, desenvolveram um conteúdo estruturado e personalizado. A atividade foi aprovada e bem aproveitada por todos!

Disposta a despertar o interesse de seus alunos pela técnica de gênero textual, a professora Daniela de Souza Godoy decidiu aplicar a atividade de entrevista na turma do quinto ano com um tema livre, sendo que cada um pôde escolher um assunto de sua preferência. A maioria dos estudantes seguiu por fazer uma entrevista com um enfoque pessoal de suas fontes, destacando o dia do nascimento, preferências de lazer e brincadeiras.

Primeiro, os alunos elaboraram as perguntas e anotaram as respostas informadas pelos seus entrevistados. Depois de reunir a apuração realizada, partiram para a produção de texto no formato de entrevista, também conhecido no meio jornalístico como “pingue-pongue”, aquele modelo que aparece nas páginas amarelas da revista Veja. “O principal obstáculo encontrado pelos alunos foi que algumas respostas estavam muito curtas, com apenas “sim” ou “não”, mas para enriquecer a atividade eles sugeriram completar as respostas sem mudar o sentido original”, orgulha-se a professora.

Daniela conta que seus alunos já haviam feito outros exercícios com este gênero textual e apresentaram um pouco de dificuldade, por este motivo, ela decidiu elaborar uma outra atividade sobre o tema. “Percebi que a maneira lúdica e investigativa chamou a atenção da criançada, eles ficaram entusiasmados. O empenho de todos ajudou a superar as dificuldades encontradas em atividades trabalhadas anteriormente”, diz.

Comments are closed.