Já é Carnaval no Vitta | Vitta Vivace

Já é Carnaval no Vitta

carnaval

A aula dessa sexta-feira começou agitada e colorida no Vitta. As crianças da Educação Infantil e Fundamental I, todas paramentadas em suas divertidas e criativas fantasias, participaram de brincadeiras livres e dançaram ao som dos hits do Carnaval, aquelas famosas marchinhas que movimentam do bebê à vovó. Para complementar o figurino, o Vitta presenteou cada aluno com um colorido colar havaiano, cheio de flores.

Além de integrar as crianças de diferentes turmas, o objetivo do Carnaval do Vitta Vivace é apresentar, de uma forma lúdica, um pouco da cultura e da história do Brasil, afinal, o Carnaval é uma festa de visibilidade internacional, em que muitos turistas visitam o país para conhecer, prestigiar e se divertir nas comemorações de diversas cidades brasileiras.

A diretora do colégio, Cida Lourenço, comenta que os alunos ficam ansiosos para usarem suas fantasias e se divertirem com os amigos, e que a festa é o assunto das semanas que antecedem o evento. “Ainda que estejamos abordando uma manifestação cultural do nosso país, reunir alunos de várias turmas em uma ação de integração e diversão sempre traz benefícios para a socialização, segurança e até a confiança da criança”.

 

História e curiosidades

  • O Carnaval é uma festa que se originou na Grécia, em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Durante comemoração, os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção.
  • Em 1855, foi realizado o primeiro desfile de Carnaval. Uma comissão de intelectuais formou um bloco chamado “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Os participantes foram até o palácio de São Cristóvão pedir para que a família real assistisse ao desfile. Dom Pedro II aceitou o convite.
  • Os blocos carnavalescos contavam com a participação de membros das elites urbanas e eram compostos por pessoas fantasiadas, carros decorados e bandas musicais. Teve como um dos fundadores o famoso escritor José de Alencar.
  • O primeiro Rei Momo foi eleito em 1933, após um concurso organizado pelo jornal carioca A Noite.
  • As primeiras marchinhas de Carnaval surgiram nos salões cariocas por volta de 1880. Foram criadas para animar a festa de forma alegre, irreverente e popular.
  • Em 1890, Chiquinha Gonzaga, compositora, pianista e maestrina brasileira, compôs a primeira música para o Carnaval: “Ô Abre Alas!”. A música havia sido feita para o cordão Rosas de Ouro, que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro.
  • O Carnaval carioca é considerado a maior festa popular de rua do mundo. De acordo com o Guinness Book, aproximadamente, 2 milhões de pessoas se divertem nas ruas do Rio de Janeiro durante o evento.
  • Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo. 

Comments are closed.