“Falar é a melhor solução” marca o Setembro Amarelo de 2019 | Vitta Vivace

“Falar é a melhor solução” marca o Setembro Amarelo de 2019

setembro-amarelo.jpg2

O Vitta Vivace divulga a campanha Setembro Amarelo entre seus alunos, familiares, equipe e comunidade e explica como é possível identificar sinais que revelam quando uma pessoa tem pensamentos suicidas. Um assunto tão delicado, que requer a atenção de todos nós e muito amor ao próximo.

Falar sobre suicídio na família, no trabalho ou entre amigos é sempre um tabu, mas é preciso perder o medo e conversar sobre o assunto, para que a sociedade possa reconhecer comportamentos suspeitos e ajudar o indivíduo a se livrar do sofrimento. Atitudes de isolamento, mudança de hábitos, falta de interesse no que gostava, descuido com a aparência ou a saúde, piora no desempenho escolar ou profissional, alteração no sono e apetite podem ser alguns sinais.

Foi com a proposta de conscientizar a sociedade sobre a prevenção do suicídio que nasceu a campanha Setembro Amarelo. Idealizada em 2015 pelo  CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), a iniciativa associa a cor amarela ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). Espaços públicos, escolas, prédios comerciais, mídias e diversos pontos turísticos do país “se vestem” de amarelo para despertar a atenção dos brasileiros para a causa.

 

setembro-amarelo

 

 

 

 

 

 

Os números

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas, o que indica que a prevenção é fundamental para reverter o cenário, ao oferecer ajuda para pessoas nesta situação. Dados divulgados no site da campanha Setembro Amarelo mostram que hoje 32 brasileiros se suicidam diariamente, e no mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos.

 

Ajudar é salvar 🙏

Este ano, a campanha usa o mote “Falar é a melhor solução” para ressaltar a importância de abordar o assunto em todas as esferas da sociedade. No site https://www.setembroamarelo.org.br tem informações, orientações e material de divulgação para compartilhar nos grupos de contato.

Se você identificar algum sinal de suicídio, atitudes simples de comunicação podem salvar uma pessoa. Veja como ajudar. 😉

 

  • No site do CVV, existem diversos pontos de contato para pedir ajudar, basta escolher um canal de atendimento: por telefone nonúmero 141 (atendimento 24 horas), pessoalmente (nos 72 postos de atendimento) ou pelo site org.br – via chat, Skype e e-mail.
  • Se houver tentativa de suicídio, a indicação é ligar para 190 ou 192.
  • Buscar orientação com profissionais de saúde básica e mental é uma alternativa: enfermeiros, médicos e assistentes sociais ou psiquiatras, psicólogos, terapeutas ou grupos de apoio.
  • Se for uma criança ou adolescente, informe a coordenação da escola e a família.
  • O Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção ao Suicídio também está preparado para ajudar e apoiar. No site da instituição tem informações completas, é só acessar https://vitaalere.com.br/.

 

Mais informações em:

http://www.setembroamarelo.org.br/

https://www.cvv.org.br/

http://www.abeps.org.br/

http://www.vitaalere.com.br

 

Fotos divulgação: Campanha Setembro Amarelo

Comments are closed.