Espaço Formigueiro do Zoo de SP tem uma colônia de saúvas que ensinam e encantam 🐜 | Vitta Vivace

Espaço Formigueiro do Zoo de SP tem uma colônia de saúvas que ensinam e encantam 🐜

formigueiro-zoo-sp

Acordar tarde, brincar sem hora pra acabar, ir à praia ou piscina, passar uns dias na casa dos avós ou dos tios e passear com os pais e amigos são o retrato de um período de férias incríveis. E como ainda tem muitos dias pra curtir, o Vitta indica uma visita ao Espaço Formigueiro, que fica no Zoológico de São Paulo.

Reaberto em julho do ano passado, o local foi reinaugurado com um grande presente, uma colônia de saúvas em desenvolvimento. O espaço já recebeu duas colônias de saúvas: a primeira viveu de 1980 a 1993 e a segunda, de 1995 a 2016. Para receber a colônia, o Zoo montou uma estrutura de vidro, pra que os visitantes possam acompanhar em tempo real o dia a dia da espécie.

Com a reabertura, o zoológico revitalizou o espaço, tanto no cenário, que imita o solo para expor a estrutura de vidro onde a colônia de saúvas está, como com placas educativas e recurso audiovisual, tudo para melhorar a experiência do visitante e possibilitar que as pessoas aprendam sobre a vida destes insetos sociais. O espaço conta também com uma réplica de formiga da casta soldado (foto abaixo), que fica guardando a “porta do formigueiro”. 🙂 A atração é a mais procurada do parque, desde quando o espaço foi inaugurado em 1980.

 

 

formiga soldado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Réplica da formiga soldado

Foto: Paulo Gil/divulgação Governo do Estado de São Paulo

 

 

Trabalho de formiguinha 🐜

As formigas são essenciais para o funcionamento adequado de todos os ambientes naturais, por atuarem como polinizadores e recicladores de nutrientes, presas de outros animais, além de terem um importante papel na seleção natural e até no controle de outras espécies. Porém, infelizmente, as populações estão diminuindo, o que indica que muitos destes insetos correm o risco de extinção em pouco tempo.

 

😎 Além de visitar o Espaço Formigueiro, a dica é participar das atividades educativas e divertidas de férias do Zoológico. Confira a programação e chame os amigos para curtir.

 

 

Agenda 📅

Zoológico de São Paulo – Espaço Formigueiro

Avenida Miguel Stéfano, 4.241, Água Funda.

De segunda a sexta, a exposição é organizada por sessões com hora marcada, e basta chegar próximo ao horário para assistir, já aos fins de semana, a mostra é livre, sem horário determinado.

 

Mais informações no site do Zoo de Sampa: www.zoologico.com.br

 

 

Foto de capa: Colônia de saúvas encantam visitantes

Crédito: divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Comments are closed.