Bora sacudir o corpinho 🤸 | Vitta Vivace

Bora sacudir o corpinho 🤸

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Entre uma atividade educativa e um filminho, dá para gastar bastante energia e se divertir com diversos programas de exercícios físicos, que muitos aplicativos desenvolveram, disponíveis para aparelhos Android e iPhone. É só escolher o programa que mais combina com o seu estilo e curtir como se estivesse em uma academia ou maratona de rua. 😉

O Vitta separou algumas dicas bem legais para fazer em casa com a família ou sozinho. Reserve de 15 minutos a uma hora do seu dia e deixe o corpo livre, leve e solto. 💃

 

Freeletics Bodyweight

Para começar a usar este aplicativo, é preciso fazer um cadastro e responder perguntas para criar um perfil de exercícios. Neste questionário, ele identifica se a pessoa quer ganhar força, perder peso, aumentar a resistência, melhorar o condimento físico ou aliviar o estresse. Depois disso, o app avalia o nível de condicionamento e como treinar, se é usando peso do corpo, correndo ou com barra e pesos, caso tenha em casa. A partir das respostas, o Freeletics cria uma série de exercícios personalizados por vídeos, que vão desde abdominais até agachamentos e exercícios com pesos.

É possível usar tranquilamente a versão gratuita, mas existe também a opção Premium, que é paga, em que o aplicativo desenvolve treinos de 12 semanas com acompanhamento de um professor e indica planos personalizados de refeição. Só é preciso prestar atenção para não entrar na versão paga, caso não esteja interessado, porque tem muitas propagandas incentivando a compra. 🧐

 

Google Fit

Voltado para iniciantes no esporte, o app gratuito da Google apresenta os exercícios personalizados e mostra estatísticas para análise e metas a serem conquistadas.

O app foi desenvolvido em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e com a Associação Americana de Cardiologia (AHA, na sigla em inglês) para criar os pontos cardio, uma meta de atividade que pode ajudar a melhorar a saúde. O Google Fit indica atividades que fazem o coração bater mais forte, o que traz mais benefícios à saúde do seu coração, que faz com que a pessoa ganhe pontos por minuto de atividade moderada, como acelerar o ritmo ao passear com o cachorro, e o dobro de pontos para atividades mais intensas, como uma corrida. Exemplo: apenas 30 minutos de caminhada rápida, cinco dias por semana, para atingir a quantidade de atividade física recomendada pela AHA e pela OMS, que demonstrou reduzir o risco de doença cardíaca, melhorar o sono e aumentar o bem-estar mental geral.

É possível monitorar o treino pelo aparelho smartphone ou relógio, por meios dos sensores de frequência cardíaca para registrar sua velocidade, seu ritmo, seu trajeto e muito mais.

 

Nike Training Club

Esse é o app de exercícios queridinho de todos. 😍 Para curtir o aplicativo, totalmente gratuito, é necessário primeiro fazer o login e responder a duas perguntas, se é homem ou mulher, e quantas vezes por semana tem interesse de treinar, para ele estabelecer o perfil de exercícios personalizados, já considerando o tempo, intensidade e nível. O app monta uma série de treino por vídeo, até com aulas de yoga, e ainda dá novas sugestões de exercícios. Também organiza os treinos anteriores e cria um histórico de atividades e conquistas.

São mais de 160 treinos, de 15 a 45 minutos, separados por níveis: iniciante, intermediário e avançado. E o legal é que o conteúdo foi criado por estrelas do esporte patrocinadas pela Nike, como Michael Jordan, Cristiano Ronaldo e Serena Williams. 💞

 

Runtastic

Especializado em monitorar corridas e caminhadas, como tempo, distância e calorias queimadas, o Runtastic também oferece uma série de programas que envolvem flexões, abdominais e agachamento. O aplicativo tem integração com o Google Fit e o MyFitnessPal.

 

 

Seven

Este é um aplicativo bem objetivo, para quem quer perder peso sem ficar muito tempo de exercitando. O app mostra treinos intensos com duração de 7 minutos, com pouco intervalo entre as atividades, para queimar gordura mesmo. Quem quiser aumentar o tamanho do desafio pode realizar a série mais de uma vez, mas é importante lembrar que este aplicativo deve ser utilizado por quem já está acostumado a fazer exercícios físicos para não se machucar.

 

 

5 minutos de Yoga

O nome já diz tudo. Fácil de usar, porque o objetivo aqui é relaxar, o app 5 minutos de Yoga apresenta aulas curtas, com a imagem da posição e uma explicação sobre como fazer. Toda atividade tem um cronômetro de 40 segundos que, ao iniciar a posição, começa uma contagem regressiva até tocar o alarme. Também tem versão paga, com diversos valores, que inclui aulas com músicas e atividades com posições mais avançadas.

 

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou  um manual com treinos que podem ser realizados em casa, que a revista Saúde, da Editora Abril, traduziu e publicou no site, é só conferir e curtir!

 

Faça você mesmo 💪

E para quem não gosta de fazer exercícios com a orientação de aplicativos, pode seguir um plano de atividades simples, que também ajudam na saúde física e mental.

  • Caminhe dentro de casa, no corredor da entrada até a sala e os quartos, varanda, ou no quintal, na quadra do prédio, se estiver vazia ou com poucas pessoas.
  • Suba as escadas da sua casa ou do prédio, o maior número de vezes possível. Comece com número menor de degraus e andares, e vai aumentando dia após dia.
  • Pule corda.
  • Utilize as tarefas domésticas para se exercitar: como varrer, empurrar móveis, lavar roupa, levantar garrafas cheias de água, se não tiver os pesos.
  • Faça flexões, abdominais e agachamento
  • Dance com músicas de sua preferência, acompanhado ou sozinho, é divertido.

 

Ah, é importante lembrar que, antes de começar qualquer atividade física, é necessário estar com roupa confortável, tênis, beber água e se alimentar, além de escolher um lugar seguro sem objetos no meio, em que o piso não esteja molhado. 😎

 

Foto: Pixabay

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