Bora curtir uma leitura diferente e divertida nestas férias 📚 | Vitta Vivace

Bora curtir uma leitura diferente e divertida nestas férias 📚

person-1990906_1920

As férias de abril estão sendo bem atípicas, não só pela época do ano, mas, principalmente, pela condição de ficar em casa. Este período pode ser bem divertido e diferente, se a criançada embarcar em novos tipos de leituras, de outras maneiras.

Sem dúvida, aproveitar as férias brincando com a família, com jogos e até os eletrônicos é bem legal, mas reservar um tempo para o hábito de ler pode ser, ainda mais, divertido. Conhecer uma leitura diferente do que se está acostumado e até mesmo o formato, ao trocar o papel pelo celular, tablet ou kindle já pode ser uma grande aventura. “Virar as páginas do livro é uma sensação incrível para quem gosta de ler. O cheiro das folhas, a textura, é uma experiência encantadora, mas a criança ou o jovem também podem utilizar um aparelho eletrônico para aproveitar a leitura, temos que incentivar, porque o mais importante é apreciar uma boa história e passar a ter o costume de ler”, diz Letícia Lourenço, vice-diretora do Vitta.

A leitura apresenta vários pontos positivos. Ao vivenciar uma história, o leitor conhece  novas palavras e lugares, aprende a construir frases e até mesmo a ter um pensamento crítico e argumentar, além de se divertir, é claro. “Hoje, tem muitos quadrinhos nacionais e internacionais físicos e on-line, com preços acessíveis, que divertem a turma e ensinam muito. E como os diálogos são curtos, é uma leitura rápida e dinâmica também, devido às ilustrações, é sempre uma boa pedida”, indica Letícia.

 

Livros gratuitos para ler on-line 📖 📱 💻     

Várias editoras disponibilizam seus títulos para os leitores curtirem em aparelhos eletrônicos, como celular, computador, tablet e kindle. É só escolher o tipo de leitura preferida e aproveitar.

No portal Domínio Público (imagem a seguir) tem quase 250 livros infantis. É só entrar no site, escolher o título, clicar no link para ver o detalhe da obra e baixar o arquivo, bem fácil. 😉

 

portal-dominio-publico

 

 

 

 

 

 

O site Bamboleio, que disponibiliza livros por assinatura, está oferecendo seu acervo gratuitamente por 45 dias. São obras infantis com atividades para a criançada brincar depois da leitura. A dica desta semana é o livro “A menina que abraça o vento”. 😍

 

O portal Espaço de Leitura (imagem a seguir) atende crianças de todas as idades, porque existem várias formas de interagir com o livro virtual: ler, ouvir ou assistir como se fosse um filminho. Também tem joguinho sobre a história.

 

espaço-leitura

 

 

 

 

 

 

O site Storyline Online oferece livros infantis em inglês, especialmente, a literatura americana, com narração de pessoas famosas, como a apresentadora Oprah Winfrey. Basta clicar na capa do livro e escolher o acesso pelo YouTube. Existe a possibilidade de incluir legendas em português.

 

O portal da Amazon fez uma seleção de livros infantis gratuitos no kindle. É só baixar o aplicativo nos telefones Android ou Iphone e escolher o título de preferência aqui.

Também tem obras de graça no Kindle para adolescentes, jovens e adultos no portal da Amazon. Bora conferir o que você gosta de ler. 📔

 

O Kidsbook (foto a seguir), projeto do Itaú Criança, disponibiliza 13 livros de autores nacionais, como Luis Fernando Verissimo, Antonio Prata, Marcelo Rubens Paiva, entre outros, que podem ser lidos no celular e computador.

 

itau-crianca

 

 

 

 

 

 

Para quem gosta de quadrinhos, tem a plataforma Social Comics com um catálogo gigante de HQs gratuitas e pagas.

 

Foto: Pixabay

Comments are closed.