Aulas sobre o folclore desenvolvem a capacidade criativa da criançada | Vitta Vivace

Aulas sobre o folclore desenvolvem a capacidade criativa da criançada

WhatsApp Image 2019-08-26 at 14.50.30

Para prestigiar o Dia Folclore, comemorado em 22 de agosto, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I desenvolveram várias atividades para entender, festejar e se divertir com as histórias brasileiras que retratam a cultura do nosso país.

Além de estudar o tema em sala de aula, as turminhas assistiram a um vídeo sobre o folclore e desenvolveram algumas peças com base no que aprenderam. O melhor de tudo é que cada aluno levou pra casa a própria obra de arte. Foi diversão e aprendizado do começo ao fim.

Entre as atividades artísticas propostas, as crianças criaram um saci na garrafa, palitoche da sereia Iara, uma cuca linda de caixa de ovo, um boto rosa em um saquinho, entre outros. Eles fizeram tudo à mão, pintaram, recortaram, decoraram e montaram as peças, com muito carinho e dedicação. “Ao estender o conhecimento para uma atividade criativa, a criança absorve o aprendizado de forma natural e com mais prazer. Todos ficaram muito envolvidos com o tema”, conta Letícia Lourenço, vice-diretora do Vitta.

Para incutir as histórias de uma forma lúdica, as professoras promoveram brincadeiras de roda e fizeram uma exposição no mural da escola com as principais obras produzidas.

 

Cultura popular brasileira

O folclore representa a identidade de uma comunidade, por meio de suas criações culturais, coletivas e individuais, ele é parte fundamental da história e cultura do país. No Brasil, o folclore mistura as culturas portuguesa, africana e indígena, por meio de lendas, parlendas, trava-línguas, músicas, danças, culinária, festas e muitas histórias.

A música é uma das manifestações da cultura popular brasileira, que envolve ritmos como o samba, o frevo, xaxado, xote, maracatu, a ciranda, a quadrinha das festas juninas, cantigas de roda, serestas, modas de viola e tantas outras. Já as festas mais tradicionais estão: o Carnaval, festas juninas, Folia de Reis, Farras do Boi, Festa do Divino, etc.

A principal características do folclore são as lendas, como a do Saci Pererê, boto rosa, boi Tatá, cuca, curupira, lobisomem, a sereia Iara, mula sem cabeça e os personagens.

Já a culinária é a que mais revela a mistura da influência das culturas portuguesa, africana e indígena, como a feijoada, o vatapá, buchada, sarapatel, tacacá, pato do tucupi, dobradinha, pé de moleque, arroz doce, paçoca, arroz carreteiro, chimarrão, pizza, macarrão e uma infinidade de pratos de encher a boca d´água.
Foto arquivo pessoal: Furacão com saci Pererê em 3D produzido pelos alunos.

Comments are closed.